domingo, 1 de setembro de 2024

Estação Campo Grande do Metrô pode sair do papel com novo empréstimo de Jerônimo diz jornal


28/08/2024 - Bahia Econômica

Por João Paulo


Foto Divulgação / CCR Metrô Bahia


O governador Jerônimo Rodrigues (PT) encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) um pedido de empréstimo, no valor de R$ 616 milhões para compra de novos trens. Segundo reportagem do Jornal A Tarde o pedido começa a dar mais força a estação Campo Grande do Metrô de Salvador. A Estação deve começar a ganhar escopo e pode avançar para a efetivação de um projeto inicial. Com recursos garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), da União. A informação foi confirmada pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB). Os novos equipamentos podem ser destinados à nova estação.

“O capital requerido atenderá às novas demandas do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) e garantirá a continuidade eficaz do serviço, mantendo a qualidade no atendimento ao fluxo de passageiros”, disse. Em nota, a entidade não especificou a quantidade dos veículos que serão adquiridos com o montante.

Em contrapartida, a CCR Metrô Bahia, a concessionária que administra o modal, evitou falar sobre sobre as futuras aquisições e se limitou a dizer que “como se trata de um Projeto de Lei que ainda tem que ser submetido à aprovação da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, deve ser direcionado para o Poder Concedente.”

Para a proposição ser tirada do papel, no entanto, ainda depende do desejo dos deputados estaduais em votarem a solicitação de operação de crédito do Executivo. Ainda não há data para que ocorra a apreciação da matéria em plenário.

Nova estação do metrô

Como adiantado pelo Portal A TARDE, a Estação Campo Grande será a mais funda do metrô de Salvador e se juntará com outras duas subterrâneas: Campo da Pólvora e Lapa. De acordo com o anteprojeto do Tramo 4 da Linha 1 (também chamado de “Expansão Sul) do SMLS, a tendência é que a Estação Campo Grande tenha pelo menos cinco pavimentos no subterrâneo do Centro Antigo de Salvador, podendo chegar a até 60 metros de profundidade.

sexta-feira, 15 de março de 2024

Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros

14/03/2024 - Bahia Econômica

Por Lizandra Muniz


Divulgação CCR


Nos primeiros 13 dias do mês de março de 2024, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) registrou uma média diária de 389 mil passageiros, conforme dados obtidos pela CCR Metrô Bahia, concessionária do modal. O número representa um aumento de 14% na quantidade de usuários, em relação ao mesmo mês de 2023, quando a média ficou em 341 mil pessoas.

A CCR já previa um crescimento no número de usuários do sistema. Ainda assim, o ganho de passageiros ultrapassou em 5% a expectativa da concessionária, conquistando a meta que estava estipulada somente para 2025.

De acordo com a análise da empresa, o motivo do aumento foi a inauguração, no fim do último mês de dezembro, da Estação Águas Claras, que concluiu a implantação do chamado “tramo 3” da Linha 1 do metrô. Segundo a análise da CCR, a chegada do SMSL ao coração da periferia de Salvador teria trazido para o sistema uma parte da população que, antes, não utilizava o modal.

Os números e a análise deles foram encaminhados pela concessionária, nesta quarta-feira (14), ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), durante uma reunião. O gestor estadual demonstrou satisfação com os resultados e destacou que a perspectiva é que, com a inauguração da Nova Rodoviária de Salvador, também em Águas Claras, a circulação de passageiros cresça ainda mais.

“Hoje, eu tive acesso ao relatório e o último tramo, o tramo 3 que fizemos, em Águas Claras, está dando superávit de passageiros. Já bateu a expectativa que era para 2025. Imagine quando a gente estiver com a rodoviária funcionando. E estamos trabalhando para isso. Já já vocês também terão novidades sobre ela”, disse Jerônimo na oportunidade.

(Portal A Tarde)