10/12/2010 - Por Redação, com SECOM - Prefeitura de Salvador
Foto: Margarida Neide/A Tarde On Line
Salvador - Deve ser publicado esta semana, no Diário Oficial do Município, o ato de criação do Grupo de Trabalho (GT) tripartite, envolvendo Prefeitura, Estado e União, para análise do modelo de gestão que será aplicado no Metrô de Salvador. A criação do GT foi definida há duas semanas, no dia 22 de novembro, em reunião do prefeito João Henrique com o governador Jaques Wagner, na Governadoria. A proposta partiu da constatação da complexidade e do alto custo da operação do sistema, cabendo ao grupo analisar questões como orçamento, política de tarifas e gestão, que tanto pode ocorrer através de concessão, parceria com a iniciativa privada ou criação de uma empresa. “Não está descartada nem a possibilidade do gerenciamento ser dividido entre Prefeitura e estado”, destacou o secretário municipal de Transportes, Euvaldo Jorge.
Na avaliação do secretário, está sendo feita uma imensa confusão a partir da notícia de que o Ministério Público Federal estaria movendo uma ação para destituir da Prefeitura, junto com o sistema de trens suburbanos, a gestão do Metrô. “A Prefeitura sequer foi notificada dessa ação até o momento. Não se trata de fato consumado. Até porque o Artigo 30, Inciso V da Constituição Federal diz que compete ao município organizar e prestar, diretamente ou sob o regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo. Além disso, nós temos a boa relação entre município, estado e União para buscar a solução que melhor atenda às necessidades da população de Salvador”, destaca, acrescentando que a Prefeitura assumiu o Metrô com menos de 25% das obras realizadas e hoje o sistema só depende de tratativas finais para início do período de testes.
Prefeitura afirma: já pagou salários aos ferroviários - A Prefeitura do Salvador, através da Secretaria Municipal da Fazenda, depositou nesta terça-feira, 07/12, os salários dos funcionários do sistema ferroviário da capital baiana, conforme anunciado no último dia 29/11, ficando disponível na quarta-feira, 08. A Sefaz também ratifica que o pagamento do 13º salário de todas as categorias de servidores (ativos e inativos) será efetuado na próxima terça-feira, 15.
Durante esta gestão, a Prefeitura afirma estar realizando inúmeras medidas para aumentar a qualidade dos serviços prestados aos usuários do transporte ferroviário que faz a linha Calçada/Subúrbio. As medidas envolvem a revitalização das estações, conservação da linha férrea e dos veículos, manutenção da tarifa a baixo valor, atendendo ao poder econômico dos usuários bem como disponibilização do transporte gratuitamente aos domingos e feriados.
Oito das dez estações ferroviárias existentes – Lobato, Almeida Brandão, Itacaranha, Escada, Praia Grande, Periperi, Coutos e Paripe – estão totalmente reformadas. Também já foi realizada a substituição de todos os dormentes danificados de toda rede, dos trilhos e reparos nos cabos de mensagens na parte elétrica em toda rede ferroviária, além de reparos na subestação Periperi - tudo conforme fontes da Prefeitura.
A Prefeitura também esclarece que a interdição da Ponte São João estava prevista no cronograma da Companhia de Transportes de Salvador (CTS), e que houve uma recomendação do Ministério Público Federal, para interdita-la no momento da recuperação, o que, de fato, ocorreu, antes mesmo da execução da obra. Com isso, foram consolidadas as medidas que permitiram a aprovação dos projetos da área técnica pela Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU). A ponte foi erguida em 1860, reconstruída em 1952 e somente nesta gestão do prefeito João Henrique, após 60 anos de sua reconstrução, passou por uma grande reforma.
Fonte: Portal Salvador H
Nenhum comentário:
Postar um comentário