03/06/2015 - A Tarde - BA
Levi Vasconcelos – coluna Tempo Presente
Com Luiz Fernando Lima
Prefeitura de Salvador e governo do estado bateram o martelo sobre a construção da linha 2 do metrô na Paralela, e ACM Neto vai assinar nesta quarta-feira, 3, o alvará liberando a obra.
Segundo Neto, todos os ajustes foram feitos de forma a causar o mínimo de transtornos possível durante a obra e também pensando no pós-obra:
- É uma obra importante para a cidade, mas também temos que nos preocupar agora com o que vamos deixar para o futuro. Foi nessa linha que nos entendemos.
O lado paisagístico foi amplamente discutido. A ideia é desfigurar o mínimo a paisagem atual e buscar compensações atenuantes. Pelo acordo, o governo se comprometeu a construir na Paralela dois viadutos para retorno, além de uma passagem subterrânea, com o mesmo propósito.
No gargalo - O início da Paralela também vai sofrer mudanças. As pistas serão alargadas nos dois lados. No sentido aeroporto, a ampliação será na área do Hospital Sarah Kubitschek.
No sentido centro, de uma área ainda livre da ladeira dos Pernambués até as imediações da Madeireira Brotas. O local é o grande gargalo da Paralela hoje. O metrô vai passar nas pistas exclusivas para ônibus hoje debaixo do viaduto Nelson Daiha. O alargamento vai tentar compensar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário