domingo, 19 de setembro de 2010

Prefeitura recebe chave do metrô

Prefeitura de Salvador - 26/08/2010



A chave única, que abre os 24 vagões dos seis trens do metrô de Salvador, foi entregue oficialmente ao prefeito João Henrique pelo ministro das Cidades, Márcio Fortes, na manhã desta quinta-feira (26), na estação metroviária Acesso Norte.

“Este momento é histórico porque o metrô é esperado há 30 anos e esta obras há 11 anos”, destacou o prefeito, acrescentando que o sistema entrará em operação em 2011 e que a data exata está sendo definida de forma tripartite, entre os governos federal, estadual e municipal, responsáveis pela construção e implementação do projeto.

João Henrique falou ainda que o ministro aceitou o convite para retornar à capital baiana entre 15 e 20 de setembro para acompanhar o início da fase dos testes e experimentos, quando o metrô estará totalmente energizado. “Até 20 de setembro a primeira composição entrará em fase de testes”, assegurou. Segundo o gestor, a média mundial de experimentos no sistema metroviário é de dois anos, mas em decorrência da demora nas obras do metrô de Salvador esse prazo será reduzido para cerca de 10 meses.

O ministro Márcio Fortes falou da importância da concretização do processo: “Hoje é um dia simbólico com a entrega das últimas composições, o que significa que a obra está em reta final. O metrô de Salvador é uma realidade”, afirmou.

Acompanhadas da imprensa, as autoridades municipais, federais e estaduais também percorreram sob os trilhos parte do trecho que ligará o Acesso Norte ao centro da cidade e visitaram o vagão 1.103 – último dos 24 a ser colocado nos trilhos –, onde avaliaram aspectos relacionados ao conforto, espaço interno e comodidade dos futuros passageiros durante o percurso, estimado inicialmente em 12 minutos.

http://www.comunicacao.salvador.ba.g...5204&Itemid=42

Nenhum comentário: