quarta-feira, 13 de julho de 2011

Prefeitura de Salvador tenta nova proposta de VLT

12/07/2011 - Transporte e Ideias

A prefeitura de Salvador tenta negociar com o governo do estado uma nova proposta de mobilidade urbana e, dentre as alterações pretendidas, a principal aspiração é a transformação dos 13 quilômetros do trem do Subúrbio Ferroviário em Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). As informações são do jornal “Correio”.

“Vamos investir na climatização, velocidade e segurança porque a infraestrutura já existe”, declarou o secretário municipal dos Transportes, José Mattos. De acordo com o projeto, que tem custo avaliado em R$ 570 milhões - já liberados pelo Ministério das Cidades para o BRT -, a expectativa é que os trens sejam integrados ao trecho do metrô que já está em construção, na Estação da Lapa. Com isso, seriam mantidos os 22 quilômetros de BRT (ônibus de trânsito rápido) da Rótula do Abacaxi ao aeroporto. Então, após a Copa, eles passariam pela transformação a metrô.

Já o chefe da Casa Civil municipal, João Leão, espera receber finalmente o apoio do secretário estadual do Planejamento, Zezéu Ribeiro, que declarou no mês passado não haver condições de implantação do VLT. Ribeiro, por sua vez, não abre mão do projeto que prevê o metrô na Paralela com o BRT nas alimentadoras - aprovado no último mês.

“Quando terminar (o metrô), pega os ônibus e coloca nas vias alimentadoras”, afirmou Leão. “Ao final do processo, teremos o metrô integrado ao BRT, como o governo do estado quer. Quando Zezéu entender isso, vai me apoiar”.

Nenhum comentário: