segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Primeira integração com o Metrô de Salvador vai acontecer no Carnaval

09/02/2015 - A Tarde - Salvador

As negociações entre a Prefeitura de Salvador, o Governo do Estado e a concessionária CCR Metrô Bahia para a liberação da operação comercial do sistema metroviário da capital baiana avançaram mais um pouco na última semana.

O primeiro passo para um acordo entre as partes foi dado. A primeira integração entre os ônibus urbanos da cidade e o modal sobre trilhos acontecerá no Carnaval, na Estação do Retiro, conforme A TARDE publicou na edição deste domingo, 8.

O secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, avalia que um acordo "está próximo", apesar de evitar falar em prazos.

"Tivemos uma boa reunião ontem (quinta-feira) ente a Casa Civil do governo e a da prefeitura, eu estive junto, e nos próximos dias pode ter novidade", afirmou o gestor.

"A CCR prometeu que em junho a Estação Pirajá estará pronta e é natural que a integração saia junto com [a entrega de] Pirajá", disse.

Integração e BRT

A expectativa de um acordo, para Mota, tem a ver com a necessidade de construir, em Salvador, um sistema que integre todas as modalidades de transporte.

Para isso, o bilhete único será ampliado para três horas de duração, assim que as mudanças propostas no plano de otimização das linhas de ônibus forem colocadas em prática, em 2016.

Entre os modais a serem integrados, está também o BRT (Bus Rapid Transit) Iguatemi-Lapa, que vai custar cerca de R$ 1 bilhão.

Entre os recursos empenhados na obra, R$ 300 milhões sairão do PAC da Mobilidade, do governo federal. A liberação do dinheiro, entretanto, está empacada desde o ano passado.

"Estamos aguardando a autorização do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal, que precisam liberar o início da licitação", explica Mota.

O secretário garante que celeumas políticas entre os partidos do prefeito ACM Neto e da presidente Dilma não atrapalharão o repasse do dinheiro.

Contatada pela equipe de A TARDE na quarta-feira para comentar as negociações e outras questões referentes à obra, a CCR Metrô Bahia não enviou resposta até o fechamento dessa reportagem, na noite de sexta.

Nenhum comentário: