sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Hyundai Rotem já monta trens

10/09/2015 - DCI

Leia: Hyundai Rotem começa a montagem de trens em Araraquara - Folha Cidade - Araraquara/SP

Ribeirão Preto e Região - A Hyundai Rotem instalada em Araraquara recebeu nesse fim de semana vagões vindos da Coreia do Sul para a montagem na cidade da primeira remessa de trens do metrô de Salvador.

A montagem dos trens está sendo realizada em um dos barracões anexos à fábrica da Iesa. A Hyundai Rotem já contratou 120 funcionários.

O primeiro lote a ser entregue ao metrô de Salvador será composto por oito vagões (duas composições). No total, a empresa sul-coreana tem contrato para a fabricação de 112 carros para a capital baiana e mais 240 carros para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). As operações podem ser ainda maiores, servindo Araraquara como base para toda América Latina. A Hyundai Rotem entrará em processo de concorrência para venda de trens de passageiros na Venezuela, Costa Rica e Colômbia, por exemplo. No Brasil, a sul-coreana com DNA araraquarense ainda participará de licitações do metrô de Curitiba, Porto Alegre, linha 6 do metrô de São Paulo, ampliação do metrô do Rio de Janeiro e ainda a ligação entre Guarulhos e o Aeroporto de Congonhas, no sistema de monotrilho, ligando os dois maiores aeroportos do País.

"Araraquara tem a única unidade de produção de trens da Hyundai Rotem fora da Coreia do Sul. A chegada dos vagões intensifica o ritmo de trabalho dos funcionários já contratados pela empresa sul-coreana. Os trens completos, inteiramente montados, devem ser enviados a Salvador até o final deste ano", destaca o prefeito Marcelo Barbieri.

A construção da fábrica em Araraquara também segue em ritmo acelerado às margens da SP-255. A unidade deve entrar em operação no 1º semestre de 2016. O investimento aportado na cidade beira os R$ 50 milhões e a expectativa é de gerar 400 empregos diretos.

Para formar profissionais mais bem capacitados, parceria foi firmada entre a prefeitura, a empresa sul coreana e o Senai com cursos profissionalizantes. Dez turmas terão vagas para Assistente de Controle de Qualidade, Ajustador Mecânico, Eletricista Instalador, Serralheiro em Aço Carbono e Soldador Eletrodo Revestido.

Nenhum comentário: