terça-feira, 6 de setembro de 2016

Estação Detran do Metrô é apresentada à imprensa

31/08/2016 - Tribuna da Bahia

Após um incremento de mais de 100% no número de usuários, com a integração ao sistema de ônibus, o Metrô de Salvador está na fase de testes para inaugurar, até o final do ano, as três primeiras estações da Linha 2. A Estação Acesso Norte, que atualmente atende apenas a Linha 1, está completamente concluída. 

A Estação Detran está em fase de acabamento e sinalização e a Estação Rodoviária de conclusão. As estações Acesso Norte e Detran receberam uma visita guiada de profissionais da imprensa, acompanhados do secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, e do presidente da CCR Metrô Bahia, Luís Valença. 

Segundo Martins, as três estações são o início da Linha 2, que vai percorrer 22 quilômetros, com 12 paradas até o aeroporto. 

“O tramo três, que irá de Pirajá a Águas Claras, teve o processo de licitação aberto e nos próximos 45 dias teremos o vencedor para realizar esta obra. 

Até o final de 2017, nós seremos a única capital brasileira que integra o seu centro até o aeroporto, com um sistema que vai permitir ao soteropolitano pegar um ônibus em qualquer ponto da cidade, pagar apenas uma passagem e ir de forma rápida, segura e confortável para o seu local de trabalho, para o seu lazer”. 

Ponto de ligação entre as duas linhas, a Estação Acesso Norte terá papel fundamental no Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. Além da nova estação, que será ponto de partida da Linha 2, a área do Acesso Norte conta ainda com a Estação Acesso Norte 1 e o terminal de integração de ônibus – ambos já em funcionamento. 

A Estação Detran corta um dos maiores corredores de tráfego da cidade, a Avenida ACM, e irá garantir mais fluidez à região até a Estação Rodoviária. 
Integração 
Martins defendeu a integração cada vez maior entre ônibus e metrô. “Com a Linha 2 do metrô, todos os ônibus metropolitanos que hoje entram em Salvador pela Avenida Paralela vão deixar de trafegar por ali, estarão concentrados na Estação Mussurunga. Várias linhas neste trecho serão reordenadas, algumas serão extintas, outras criadas, para alimentar o metrô de forma integrada”. 

Segundo ainda o secretário, com o final das obras, a Paralela vai funcionar como uma Via Expressa. “Serão apenas três retornos por meio de viadutos, como era na concepção original. Com isso, o fluxo na avenida vai melhorar e a população terá um sistema de metrô integrado ao ônibus, um sistema de transporte seguro, rápido e de boa qualidade”. 

De acordo com Luis Valença, a integração é um processo gradativo e está sendo muito bem sucedido. “O movimento está crescendo de forma significativa, especialmente por causa da integração que já é plena em Lapa e Piarajá. 

Faltam as estações intermediárias, para as quais há um programa para colocá-las integradas em um prazo curto. Nós partimos de 20 mil para 45 mil passageiros por dia. Temos uma capacidade superior, mas estamos satisfeitos”.

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