sábado, 21 de agosto de 2010

Fornecedor exige testes extras nos trens de Salvador


15/08/2010 - Agência A Tarde


Os testes dos trens do metrô de Salvador não vão começar com a transferência deles para os trilhos, prevista para esta semana, conforme promessa da prefeitura. A empresa fornecedora dos seis trens do metrô de Salvador, a japonesa Mitsui & Co., não vai realizar o processo de testes dos 24 vagões, necessário para colocá-los em funcionamento, até que seja realizado um trabalho de inspeção e reabilitação dos equipamentos, segundo afirmou o diretor de negócios da Mitsui no Brasil, Euler Varela, em entrevista exclusiva ao A TARDE, via e-mail.

Por conta do atraso nas obras do metrô, os trens estão estacionados há um ano e nove meses no pátio da Estação Aduaneira do Interior (Eadi/Salvador), no CIA. Caso fosse possível iniciar os testes logo após a transferência dos trens para a linha, eles seriam concluídos, no mínimo, em abril de 2011.

A empresa fornecedora, que também consultou a fabricante dos trens, a sul-coreana Rotem, para responder aos questionamentos de A TARDE, diz precisar apurar se os equipamentos apresentam algum dano por conta do tempo que estão parados. Por isso, as duas empresas exigem que seja feita uma espécie de revisão técnica dos equipamentos. “As consequências nos trens devido ao seu longo armazenamento somente poderão ser determinadas após a sua mais completa e cuidadosa inspeção em oficina devidamente equipada” avisa Varela.

A testagem dos trens, tecnicamente chamada de comissionamento, está prevista no contrato entre a Mitsui e o governo estadual, que comprou as composições por cerca de R$ 120 milhões. Mas a empresa alega que o contrato não previa que os trens iriam ficar por tanto tempo sem funcionar. Em todo o mundo, os trens são produzidos sob encomenda e sua entrega é programada para ocorrer quando todo o sistema do metrô que irá recebê-los está construído.

A assessoria de comunicação da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), responsável pela compra e guarda dos trens, afirmou que “todas as obrigações da Conder até então foram cumpridas, incluindo o transporte dos trens, que deve ser feito nos próximos dias. As questões relacionadas ao sistema operacional dizem respeito à prefeitura,  gestora do sistema”.

Já a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Transporte e Infraestrutura (Setin), afirmou que “Estado e prefeitura estão terminando as tratativas finais para a transferência dos trens.

Nenhum comentário: