terça-feira, 9 de agosto de 2011

Governador da BA anuncia metrô em Salvador

08/08/2011 - G1

O governador da Bahia Jaques Wagner anunciou na tarde desta segunda-feira (08) que o metrô será o novo modal de transporte implantado na Avenida Paralela, em Salvador.

O anúncio ao público foi feito durante uma cerimônia das Obras Sociais Irmã Dulce em que o governador recebeu o título de sócio honorário da instituição.

De acordo com a assessoria do governo do estado, a decisão foi tomada após a reunião de Jaques Wagner com a presidente da República Dilma Roussef. Em seguida, representantes do governo e da prefeitura de Salvador se reuniram e chegaram a um consenso de que essa seria a melhor opção para a região.

O metrô na Avenida Paralela vai sair do aeroporto Luís Eduardo Magalhães até a Rótula do Abacaxi, correspondendo à linha 2 do meio de transporte, já que a linha 1 vai sair da Rótula com destino à Estação da Lapa.

“O acordo foi feito sobre trilhos no trecho Aeroporto-Rótula do Abacaxi e será complementado com todo um sistema de alimentação que envolve intervenções urbanas, além da gente começar a projetar já a interligação do bairro de Cajazeiras com o sistema modal de metrô em Pirajá”, explicou o governador, segundo nota da assessoria.

“É importante que o legado de mobilidade urbana que será deixado para Salvador com a Copa do Mundo atenda todo o território da cidade, dentro de uma rede interligada intermodal de transporte coletivo. O nosso entendimento está levando em conta a implantação desta rede, atendendo aos moradores de bairros como Subúrbio Ferroviário, Valéria, Pirajá e Cajazeiras, entre outros, ao mesmo tempo em que vamos eliminar pontos altamente críticos do trânsito já identificados pela Transalvador”, destacou o prefeito João Henrique, de acordo com a nota da assessoria.

A assessoria disse ainda que os detalhes da decisão devem ser divulgados na próxima quinta-feira (11), por intermédio da publicação do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) da mobilidade urbana.

O edital para a realização das obras deve ser publicado em um prazo de 35 a 40 dias, com o objetivo de que elas sejam iniciadas ainda este ano.

Nenhum comentário: