domingo, 11 de dezembro de 2011

Metrô de Salvador/BA será testado com sacos de areia

11/12/2011 - Jornal da Mídia

O metrô de Salvador entra em fase de teste dia 20. Primeiro, transportará sacos de areia. Depois, os passageiros começam a ser treinados para o embarque. A tecnologia é de ponta.

Salvador - O metrô de Salvador, finalmente, vai para os trilhos. Depois de 12 anoos sendo construído, os primeiros seis quilômetros do sistema, que vai da Estação da Lapa à Rótula do Abacaxi, entrará em uma fase de testes dia 20 de dezembro. O metrô já consumiu fabulosos R$ 700 milhões.

A fase de teste não começará com o transporte de passageiros. É que a Prefeitura de Salvador resolveu inovar e foi buscar uma nova tecnlogia para ter a certeza de que os trens funcionarão mesmo e com segurança.

Os trens vão passar o dia inteiro transportando 600 sacos de areia, cada um com 60 quilos. E mais: a fase de teste não será coisa para uma semana...duas....três ou um mês. Ela começa dia 20 próximo e só termina no mês de abril de 2012.

Depois disso, haverá uma segunda etapa de teste, esta de ''treinamento'' para os passageiros, segundo anunciou o secretário da Casa Civil da Prefeitura, João Leão, que funciona também como uma espécie de ''dublê'' do prefeito João Henrique.

O metrô, em sua fase de teste para passageiros (sem sacos de areia), deve transportar 600 pessoas em cada viagem, sem a cobrança de passagem, de acordo com Leão.

Leão garantiu que o segundo trecho do metrô, que vai da Estação Pirajá até a Rótula do Abacaxi, que completaria os 12 km do sistema, deve levar mais 15 meses para ser concluído e vai custar mais R$ 560 milhões.

“Já tem dinheiro orçamentário, né? Eu tenho no caixa o recurso para concluir o tramo 1. Hoje tenho no caixa da CTS algo em torno de R$ 60 milhões”, aponta o dublê do prefeito de Salvador.

Ele explicou que duas empresas da Espanha foram contratadas para administrar e operar o metrô ''sem nenhum custo contratual. Os seis quilômetros entre a Lapa e a Rótula devem funcionar “logo”.

“Todo o sistema já está pronto, as linhas estão prontas, faltam alguns detalhes de umas catracas e algumas coisas, mas isso nós só vamos utilizar na época em que nós estivermos operando com os passageiros”, completa.

Sobre o custo de funcionamento do sistema, Leão afirma que uma parceria mantida com o Ministério das Cidades vai garantir os recursos para se custear a operação em sua fase inicial. “Tem um empenho muito grande do ministro Mario Negromonte no intuito de dar o exemplo”, diz.

Um comentário:

mirano disse...

Quem tiver o mínimo conhecimento de transporte metroviário, ou interesse sobre a matéria, vai entender a razaão de se fazer o teste inicial do material rodante com o uso de sacos de areia, siulando o peso médio de um passageiro. Caso contrário, vai pensar no uso do saco de picos para testar os trens