segunda-feira, 14 de maio de 2012

Metrô de Salvador entra em operação neste ano

09/05/2012 - G1

O governo da Bahia e a prefeitura de Salvador se reuniram na terça-feira (8) e fizeram um acordo que definiu que a complementação da linha um do metrô, com 12 Km entre a Lapa e Pirajá, vai ser incluída no projeto de mobilidade urbana que prevê a implantação da linha dois, com 22 Km, ligando a Rótula do Abacaxi ao município de Lauro de Freitas, passando pela Avenida Paralela. Os recursos serão conseguidos através de Parceria Público-Privada (PPP).

Também ficou acertado que o Governo Federal, Governo do Estado e prefeitura vão tomar medidas para colocar em atividade já no próximo semestre o trecho de 6 km entre a Lapa e o Acesso Norte, na Rótula do Abacaxi. O trecho já foi concluído e os trens começaram a ser testados no ano passado. O custo será de R$ 32 para a revisão dos vagões e a manutenção do sistema.

O termo de cooperação ainda vai ser assinado e logo depois será lançado o edital da Parceria Público-Privada. Quem vencer a licitação vai construir o restante do metrô e operar o sistema. A meta é que até a Copa de 2014, além do primeiro trecho, entre a Lapa e Pirajá, algumas estações da Paralela também já estejam funcionando, diz a nota do governo do estado.
O metrô de Salvador começou a ser construído no ano 2000 e deveria ter ficado pronto em 2003.

Nenhum comentário: