sábado, 13 de abril de 2013

ACM Neto perde 'queda de braço' em Salvador


13/04/2013 - Folha de SP

Para o prefeito da terceira maior cidade do país, mesmo com a "dívida de quase R$ 3 bilhões", já existem resultados positivos. "Meu compromisso é fazer um trabalho de médio a longo prazo."

Imprimiu rigor à fiscalização municipal --foram 112 obras interditadas e 932 equipamentos sonoros apreendidos-- e entrou em quedas de braço, que acabou perdendo.

Foi assim quando desistiu de retirar ambulantes das passarelas da cidade, alegando impacto social negativo.

Também voltou atrás diante de protesto de professores, quando tentou implementar material didático obrigatório apontado como racista e antipedagógico.

Quando ensaiou levar uma briga adiante, preferiu manter o bom relacionamento com o governador Jaques Wagner (PT).

O motivo era a demora nas negociações para a transferência, da prefeitura para o governo, da operação do bilionário e ainda inoperante metrô de Salvador, acerto fechado só no último dia 9.

BOLSA FAMÍLIA MÓVEL

Rival ferrenho das gestões do PT em seus dez anos no Congresso, ACM Neto vem procurando se associar a programas federais de apelo popular em sua primeira experiência no Executivo.

Lançou o "Bolsa Família Móvel", um mutirão itinerante para cadastro de beneficiários. Em três meses, cadastrou 6.600 novas famílias --190 mil pessoas recebem o benefício na capital baiana.

A organização do espaço urbano é outra ênfase da gestão. Pontos turísticos e avenidas receberam medidas divulgadas como "choque de ordem", mote da gestão Eduardo Paes (PMDB) no Rio.

Mas a cidade mantém seus congestionamentos e problemas na limpeza pública.

O prefeito tem privilegiado agendas externas. O desconto de 50% na tarifa do transporte público aos domingos, uma das principais promessas de campanha, acaba de ser concedido.

Nenhum comentário: