sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Metrô Bahia: Estação Pirajá será inaugurada na próxima terça e funcionará gratuitamente até abril

 17/12/2015 – www.ibahia.com – Salvador/BA

 Com inauguração marcada para a próxima terça-feira (22), a estação do metrô em Pirajá funcionará em operação assistida até o mês de abril de 2016, segundo informações do titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), secretário Carlos Martins. De acordo com ele, o esquema possibilitará que passageiros tenham acesso gratuito ao modal entre as estações Pirajá e Bom Juá, até que se encerre a fase de testes na nova estação.

No dia 2 de janeiro, as estações Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Retiro, Acesso Norte e Bom Juá passarão a operar comercialmente, mesma data em que 55 ônibus iniciarão a integração com o sistema metroviário. O preço da passagem para utilizar os dois modais deverá custar R$ 3,30. Com a entrega da estação Pirajá, que contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff, as obras na linha 1 do metrô serão concluídas.

“É uma fase de testes. Teremos esse prazo para fazer avaliações na operação do sistema e fazer os reparos necessários. A previsão é de que esse período dure aproximadamente 90 dias. Nesse período, a estação funcionará em horário especial, das 8h às 18, mas contará com todo o esquema de segurança necessário. A partir daí, iniciamos a operação comercial”, explicou Martins.

Ainda de acordo com o secretário, inicialmente, 10 linhas farão a integração entre os dois sistemas e terão três estações como base: Lapa, Acesso Norte e Retiro. Nessas estações, os passageiros terão à disposição, inicialmente, 55 ônibus do sistema coletivo fazendo a integração. A ampliação do número de ônibus será feita de forma gradativa, mediante estudos.


Nenhum comentário: