quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Câmara de Salvador aprova projeto de construção do metrô

29/12/2011 -A Tarde

A Câmara Municipal de Salvador aprovou agora há pouco, na última sessão do ano realizada na tarde dessa quinta(29), o projeto que autoriza o convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado para as obras do metrô na Avenida Paralela, principal ligação entre o aeroporto e o centro da capital baiana, e considerada uma dos principais equipamentos para a cidade com vistas à Copa de 2014. Com a decisão, o governo baiano pode agora iniciar a licitação pública para a execução da obra.

Caso o convênio não fosse aprovado em 2011, Salvador perderia os R$ 1 bilhão que o governo federal vai disponibilizar, via PAC da Mobilidade Urbana, para a construção da linha 2 do metrô da capital baiana, já que a linha 1 está empacada há 12 anos. Apesar de se posicionar a favor do projeto, o líder do prefeito João Henrique Carneiro (PP), vereador Téo Senna (PTC) ao declarar o voto disse ter certeza que o metrô “não ficará pronto para a Copa, pois o governador (Jaques Wagner) não deu prazo de conclusão da obra”.

http://www.atarde.com.br/politica/no...rucao+do+metro

2 comentários:

Anônimo disse...

Nelson.
Nós ainda não dexistimos do MONOTRILHO pra Salvador. O METRÔ já nos deu muita dor-de-cabeça por mais de uma década inteira, atualmente já não o esperamos com tanta ansiedade assim, a nossa expectativa hoje é o MONOTRILHO.
Desejamos apenas a conclusão das obras do METRÔ já existente e daqui pra frente investimentos no MONOTRILHO: suas vigas e colunas de concreto-armado fáceis de serem instalados; vista panorâmica privilegiada; baixo ruído sonoro, ecologicamente não polui o meio-ambiente; por trafegar sobre vias elevadas não compete espaço com os demais modais de transporte; não espalha buracos como o METRÔ e nem espalha canteiros-de-obras e nem desaloja ninguém de suas casas. Resumindo: o custo das obras do MONOTRILHO e a rapidez em tempo record acaba compensado mais pra nossa cidade que infelizmente é a que consegue ter o pior trânsito caótico entre todas as 12 cidades-sedes e tudo se deve pela a inauguração do METRÔ que chega com uma década inteira de atraso e esses políticos querem fazer de nós "trouxas", passando uma imagem: o metrô chegou em Salvador, oh!!!", francamente, o METRÔ, já era pra ter chegado há uns 20 anos atrás, já que Salvador é a 3ª maior cidade brasileira, uma vergonha! Queremos o MONOTRILHO sim e disso não abrimos mão, a Presidenta Dilma que nos perdoa, mas, o MONOTRILHO de Salvador é uma maneira dela se retratar pela negligência de seus antecessores: FHC e Lula (nenhum e nem outro fizeram nada por Salvador nesse sentido).
Vamos de MONOTRILHO Salvador!!!!

Anônimo disse...

Gente, pra quem ainda não sabe, o Jaques Wagner não é baiano, ele é do Estado do Rio, talvez aí se explique o porque desse desinteresse todo pelo MONOTRILHO, preocupado que Salvador sobressaia na frente da capital carioca, óbvio! Se nem o Prefeito João Henrique que é filho da terra demonstra não está nem aí, que dirá o Governador Jaques Wagner!... Ah, agora o saudoso Antônio Carlos Magalhães, esse sim tinha jogo de cintura, pulso firme e sabia como ninguém brigar pelo progresso econômico da Bahia!
O eixo Rio-São Paulo estão sempre levando vantagem em tudo, vimos isso com o favoritismo arbitrário da FIFA/CBF mesmo as 2 maiores cidades estando com suas obras atrasadas, ainda assim elas levaram a melhor injustamente! É hora da descentralização! E sabem por que isso acontece debaixo do nosso nariz? Porque baixamos a cabeça e deixamos pra lá! Esse seleto clubinho de revezamento entre a capital carioca se alternando algumas vezes com a capital paulistana, precisa mudar!
A Bahia que é boa pra fazer festa e recentemente essa terrível greve que ganhou destaque internacional, pois é, chegou a hora de usar muito mais essa mesma garra pra brigarmos pelo MONOTRILHO. E a Presidenta Dilma que não está nos fazendo nem um gesto de generosidade não, ela nos deve e muito pelos votos que a elegeu em Brasília e tem o dever moral de se retratar pela omissão desses atrasos na entrega do METRÔ de Salvador durante as gestões FHC/Lula, que já chega para nós com muito atraso. Graças a todos esses transtornos, Salvador se destaca com o pior trânsito mais caótico entre todas as 12 cidades-sedes. E as nossas autoridades tiram uma da nossa cara com esse papo furado de ciclovias. Sem querer desmerecê-las, afinal toda regra tem sua exceção, a chamada "geração saúde"(as ciclovias), pode até ajudar um pouco a curto prazo no desengarrafamento, contudo, não serve pra transportar deficientes, mães com bebês de colo, gestantes, alguns idosos, nesse caso de mobilidade reduzida, vamos precisar de um transporte de massa que atende melhor a esse público. Ou então pedalar debaixo de um terrível Sol escaldante ou de chuvas como exemplos, quem é que vai encarar!? Sejamos realistas, foram mais de uma década inteira com obras paradas do METRÔ, agora que surge um modal de transporte que pode nos tirar desse horrível dilema, virar essa página absurda das nossas vidas, que aliás eu os chamo de "pesadelo". O MONOTRILHO muito mais eficiente do que os concorrentes (METRÔ, BRTs E VLTs), galga qualidades que os outros nos deixam a desejar.
Como eu sou um simples cidadão, embora com boas ideias, entretanto, limitado, mas se você que dispõe de tamanha influência, use-a em prol do MONOTRILHO pra nossa Salvador, elaborem passeatas, colham abaixo-assinados, criem blogs, enfim, envolvam a nossa sociedade e vamos apoiar o Sr.Nelson Moura (responsável pelo projeto do MONOTRILHO como mobilidade urbana proposto pela Queiroz Galvão em parceria com a Bombardier) pressionar as nossas autoridades locais (Governador e Prefeito) e a Presidenta Dilma Rousseff, vamos fazer alguma coisa o que não podemos é nos calar.
E vamos de MONOTRILHO Salvador!!!
De: Nelson.