segunda-feira, 27 de maio de 2013

Novo edital prevê metrô de Salvador até 2016

25/05/2013 - Correio da Bahia

Juntos, prefeitura e governo do estado asseguram que agora vai. Após 14 anos de atrasos, um novo cronograma para a inauguração do metrô de Salvador foi divulgado sexta, e prevê a conclusão da obra no fim de 2016. A Linha 1 entre a Lapa e o Retiro, como já foi divulgado, deverá começar a operar antes da Copa do Mundo, no ano que vem. Logo em seguida, no fim do ano, fica pronto o resto da Linha 1, até a Estação Pirajá. Só então começam as obras da Linha 2, que liga a Avenida Bonocô a Lauro de Freitas, passando pelo Iguatemi e Avenida Paralela.

Nesta etapa, a inauguração também será por partes. Até o Iguatemi, fica pronto em março de 2015; até o aeroporto, em outubro do mesmo ano. Até a estação final, em Lauro de Freitas, está previsto mais um ano de obras: outubro de 2016. O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, endossou que haverá punição à construtora caso haja atrasos nos prazos de inauguração. “O objetivo é que comece a funcionar o primeiro trecho até a Copa do Mundo”, disse.

Licitação 

Em ato público realizado sexta no Hotel Pestana, no Rio Vermelho, foi assinada, pelo prefeito ACM Neto e pelo governador Jaques Wagner, a autorização para a licitação, que vai contratar a empresa responsável por toda a obra e pela operação do sistema. Quem vencer será parte de uma parceria público privada (PPP), que terá o direito de operar o sistema até 2053. O orçamento foi estimado em R$ 4 bilhões, e o critério de seleção será o menor preço.

A entrega das propostas deve ser feita até o dia 15 de julho e um leilão da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) vai determinar a empresa vencedora. O contrato de concessão será assinado no dia 6 de setembro e as obras devem ser iniciadas no mês seguinte. A concessionária terá ainda 180 dias, a partir da assinatura do contrato, para apresentar um projeto de extensão do metrô de Pirajá até Cajazeiras. O prefeito ACM Neto destacou os esforços da prefeitura para melhorar a mobilidade na cidade.

De acordo com ele, devem ser empregados R$ 3,2 bilhões em incentivos fiscais para os planos de mobilidade. “Nos últimos anos, a sociedade careceu de planejamento, mas o que a gente percebe agora é a coordenação de uma série de atividades e providências que são pensadas, planejadas e que vão mudar inteiramente o perfil da cidade de Salvador e da Região Metropolitana”, enfatizou o prefeito.

Integração - Ao fim da obra, serão 22 estações entre 41,2 km de linha, que estarão integradas a 11 terminais de integração com ônibus. O ponto final, em Lauro de Freitas, será construído próximo à loja Casas Bahia, que fica na Rua Fernando de Noronha. “O projeto vai integrar o sistema de transporte público às estações do metrô. Os passageiros dos ônibus, por exemplo, nem precisarão atravessar a rua para fazer uso do metrô, o sistema será integrado”, garantiu o secretário da Casa Civil, Rui Costa.

 “Quando esta obra começar, a garantia que nós temos é que agora terá planejamento estruturado. É de interesse de quem vencer inaugurar o quanto antes, para que as receitas com a operação comecem a entrar”, afirmou o governador. Em 2014, os dois postos de gasolina que estão em funcionamento no canteiro central da Avenida Paralela serão desativados. Segundo Rui Costa, todos os retornos de veículos que passam pelo canteiro também deixarão de existir.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro povo de Salvador, não aceitem essa proposta do METRÔ da cidade para 2016 não! Há um ditado que diz: "o passarinho só faz ninho na sua abeça, se você deixar", e é exatamente o que as autoridades locais aí da Bahia (governador, prefeito, MINISTÉRIO PÚBLICO, TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO, etc.), vem fazendo, eles estão fazendo o povo de bobo, aliás acho até muita cara-de-pau desses caras, e já está mais do que na hora do povo fazer terríveis manifestações, panelaço, caras pintadas, nariz de palhaço, etc. enfim vale tudo pra chamar a atenção dessas autoridades, o que não pode é o povo cruzar os braços e ficar calado, sem fazer nada, depois de mais de uma década e até hoje o METRÔ de Salvador ainda não saiu do papel!? Até quando vocês permitirão esse despautério? Reajam povo de Salvador, e exigem que esses caras cumpram a inauguração desse METRÔ já agora pra Copa-2014 a qualquer custo, pois eles que se virem nos 30, saibam que eles têm sim todas as condições necessárias pra isso, nota-se que o que está faltando mesmo é a boa vontade deles, claro, com o empurrãozinho do povo pressionando mesmo sem dá descanso pra esses caras! Entre todas as cidades-sedes da Copa-2014, Salvador ao lado de Manaus são as que apresentam o trânsito mais caótico do país, isso não é boato, infelizmente é fato! Também pelo tamanho dessas cidades e elas não contam com trasporte de massa de grande porte (METRÔ, VLT, MONOTRILHO), não é pra menos, não é verdade? Até o BRT foi retirado da matriz de MOBILIDADE URBANA DE TRANSPORTES nessas cidades e agora o que há de ser dessas cidades!? E digo mais, se continuarem seguindo esse rumo, ambas as cidades sofrerão terríveis apagões nos transportes urbanos, passando vergonha nessa Copa-2014! Salvador por exemplo vem caindo no ranking do turismo nacional, perdendo posições para Foz do Iguaçu-PR, Búzios-RJ, Florianópolis-SC e se brincar vai perder até pra Fortaleza-CE. Além de prejudicar a população local essa demora do METRÔ, o turismo também será bastante afetado.