quinta-feira, 16 de maio de 2013

Governo garante metrô rodando em Salvador durante a Copa de 2014


16/05/2013 - Tribuna da Bahia

O projeto inclui a ampliação da linha 1 até Cajazeiras, acrescendo 5 km ao trajeto atual e duas novas estações 

Fernando Duarte  

“A CTS vai ser encaixada na Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado. O presidente será o ex-secretário da Fazenda, Carlos Martins, e a CTS será responsável pela condução do metrô e do processo de licitação, assim como pela reestruturação completa dos trens do Subúrbio”, anunciou o chefe da Casa Civil, Rui Costa, confirmando as informações de bastidores sobre a nomeação de Martins. “Nós estamos prontos para soltar o edital. Na sexta-feira última, nós apresentamos os detalhes aos quatro consórcios que devem disputar a licitação e, portanto, nos próximos dias, assim que for passado o controle acionário, nós soltaremos o edital de licitação, que prevê a construção da linha 1 e da linha 2 do metrô”, garantiu Costa, em entrevista à rádio Tudo FM.

O projeto inclui a ampliação da linha 1 até Cajazeiras, acrescendo 5 km ao trajeto atual e duas novas estações, uma no Retiro, com previsão para a Copa do Mundo, e outra em Cajazeiras, até 2016. A linha 2, cujo planejamento ainda está apenas no papel, tem prazo para 2016 também. “O edital sairá como obrigação inicial o funcionamento até a estação do Retiro e até dezembro de 2014 até a Estação Pirajá. O trecho do Retiro nós vamos concluir, construir a estação e vai estar em funcionando até a Copa do Mundo”,informou o secretário. “O método que nós vamos fazer é da Parceria Público-Privada (PPP), portanto, essa obra, sem sobressaltos e sem repetir a novela mexicana de mau gosto que foi o metrô até aqui, e estou dando datas que, após o anúncio da licitação, será obrigação do vencedor entregar até as datas”, completou Costa.

Os investimentos na capital baiana incluem ainda projetos como a duplicação das Avenidas Pinto de Aguiar, Gal Costa, Orlando Gomes, a construção dos viadutos da Paralela, a ligação Luís Eduardo e a Avenida 29 de Março, com cifras que ultrapassam R$ 6 bilhões. As ações, inclusive, ampliam o alcance dos transportes de massa geridos pelo estado, que incluem os trens do Subúrbio e outros modais integrando a Região Metropolitana de Salvador. “Solicitamos a reposição dos 8 km de trilho que foram retirados pela concessionária do trecho de Mapele para que nós possamos operar um VLT (veículo leve sobre trilhos) ou um trem para a região metropolitana e iremos fazer uma reunião com os prefeitos para conversar sobre esse trem ou VLT metropolitano”, antecipou o chefe da Casa Civil.

Na interpretação de Rui Costa, não há favoritismo na corrida para a indicação do candidato da base do governo ao posto de Jaques Wagner em 2014. Segundo ele, por mais que se tente capitalizar obras em torno de uma única candidatura, isso não deve ser preponderante para a escolha do nome. “Não acho que é uma ou outra ação de governo que credencia alguém para uma eleição”, avaliou o secretário, que é considerado, até mesmo dentro do PT, como preferencial de Wagner. “O governador já avisou que ele afunilará esse debate ao final do ano, a partir de outubro, para que possamos chegar em dezembro com o nome definido e aí sim, a partir de janeiro, iniciar o processo de caminhada pelo estado, apresentando a chapa que for definida com os partidos aliados do governo”, revelou Costa.

Aleluia defende operação de trecho concluído
Se por um lado o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, anuncia o funcionamento do primeiro trecho da linha 1 do metrô até a Copa do Mundo, o interlocutor da prefeitura na transferência do sistema metroviário para o governo do estado, José Carlos Aleluia, comemorou a decisão de colocar os trens nos trilhos até o evento esportivo de 2014. O secretário municipal de Urbanismo e Transporte afirmou que, durante as reuniões para a transferência da Companhia de Transporte de Salvador (CTS), ele foi um dos principais defensores para que a medida fosse adotada.

“Sempre fui defensor de colocar o metrô em funcionamento no trecho que já está pronto, ligando a Rótula do Abacaxi à Lapa. Levantei esse tema diversas vezes nas reuniões para a transferência da CTS ao estado”, frisou Aleluia. Segundo o auxiliar do prefeito ACM Neto, a operação do metrô, previsto para o trecho entre a Estação da Lapa e a Estação do Retiro – ainda não construída –, vai facilitar o deslocamento dos torcedores durante a Copa.

“De acordo com as exigências da Fifa, o acesso de automóveis à Arena Fonte Nova será bastante restrito e as áreas de estacionamento ficarão bem distantes. A alternativa metroviária vai deixar as pessoas na estação do Fórum Ruy Barbosa, ao lado do estádio”, sugeriu o secretário.

O secretário municipal lembra que a operação do trecho já pronto do metrô foi defendida pelo prefeito ACM Neto na campanha. “Ao contrário do que muita gente fala, mesmo o pequeno trecho de seis quilômetros contribuiria para a melhoria da mobilidade na cidade. Como disse diversas vezes, bastaria uma articulação com o sistema de ônibus e já se teria um efeito positivo no deslocamento das pessoas”, ressaltou Aleluia.

De opinião semelhante, o líder do governo na Câmara de Salvador, Joceval Rodrigues (PPS), também celebra o prazo dado para o início das atividades, confirmado um dia após a aprovação da transferência da CTS para o estado. “Estou esperançoso com esse metrô. Foram quatro anos como vereador na última legislatura e antes como cidadão que aguardava pelo metrô. Vamos torcer para que o que o secretário esteja falando se confirme”, afirmou a liderança da maioria.

Para ele, em determinados momentos é preciso distensionar as relações e esperar para que tudo dê certo em benefício da população.

Um comentário:

Anônimo disse...

Será que agora vai?Deus seja louvado, os soteropolitanos não merecem esperarem tanto tempo.