quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Após impasse, Governo da Bahia assume metrô em obras há 13 anos

05/04/2013 - G1

Em construção há 13 anos, a Linha 1 do metrô de Salvador passará a ser administrada pelo Governo da Bahia. O acordo foi firmado em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (5), entre o governador Jaques Wagner e o prefeito ACM Neto, na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia.


O objetivo é fazer com que o sistema seja concluído e comece a operar na capital baiana. O valor da tarifa no transporte não ficou definido. Também não foram designados prazos para o início da operação.

Segundo a Secretaria de Comunicação do Governo, a tarifa de integração entre o metrô e o sistema de ônibus era o principal ponto de discussão entre estado e prefeitura. O prefeito ACM Neto disse que essa tarifa de integração ficou definida em R$ 1,10 - esse é o valor que o sistema do metrô vai repassar para o sistema de ônibus municipal por passageiro. Coletivos farão o transporte de usuários para o metrô.

"Com o prefeito ACM Neto, nós chegamos em um denominador comum sobre as questões que estavam pendentes. A questão da tarifa/integração, a questão dos terminais, no caso Lapa e Pirajá. Lapa fica com a prefeitura e Pirajá com estação metrô [governo]. Toda a cobrança, a questão da administração é só governo", afirmou o governador após a reunião.

Segundo ACM Neto, o trem do Subúrbio também será administrado pelo Governo da Bahia. "Estamos transferindo para o estado não apenas a responsabilidade pela operação [do metrô], mas também estamos passando o trem do subúrbio. A verdade é que a prefeitura está transferindo a CTS [Companhia de Transporte de Salvador], que é a empresa que tem a propriedade do trem do subúrbio e do metrô para o estado. Todo sistema público sobre trilhos será administrado pelo estado", disse.

Para ACM Neto, mesmo com a transferência governo e prefeitura terão que trabalhar em conjunto para melhorar o sistema de transporte na capital baiana. "Vai ser necessária a integração e essa integração terá o trabalho conjunto da prefeitura com o governo do estado, porque boa parte dos passageiros do metrô também andarão de ônibus. Então, nós vamos ter que fazer dois sistemas que se comuniquem, que se complementem e possam dar mais qualidade ao transporte público".

Em relação ao prazo de operação do metrô, o governador prefere ainda não definir uma data." Não me pergunte de prazos. Prazos não posso falar por enquanto porque batido o martelo, segunda-feira [8] a gente bota isso no papel na forma de um acordo. Existem coisas que ainda vão para a Assembleia Legislativa, para a Câmara de Vereadores. Todas elas são de rápida resolução, mas a partir de segunda-feira o processo já passa o comando para o estado", afirmou o petista.

Impasse
No dia 21 de março, uma audiência pública para discutir o metrô de Salvador foi realizada no Centro de Cultura da Câmara Municipal. No encontro, que foi marcado por tumulto, governo e município não chegam a um acordo a respeito da integração entre ônibus e metrô.

A reunião contou com a presença de vereadores e líderes comunitários de vários bairros de Salvador, que assistiram apresentações de representantes do estado e da prefeitura.


A Linha 1 foi projetada para ter 12 km ligando o centro de Salvador ao bairro de Pirajá. Até agora, só 6 km ficaram prontos. Cerca de R$ 700 milhões foram investidos. Durante a sessão, líderes comunitários entraram em conflito. A reunião terminou em bate-boca e muita confusão, sendo amparada pela Polícia Militar.

"Toda vez que for de interesse da cidade, não só essa, como várias audiências poderão ser marcadas. O importante é ter disciplina e respeito, porque o que a Casa não vai permitir é baderna e desordem, como foi feito nesse momento", disse na ocasião o presidente Paulo Câmara (PSDB).

Informações: G1 Bahia

Nenhum comentário: